causando online - o seu blog que te da espaço pra se expressar: gays , lesbicas e bi ♀ + ♀ + ♂ + ♂ = ♥.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Projeto busca aprimoramento de políticas públicas de saúde para LGBT no Paraná

Será realizado hoje (19/03) o 5º Seminário do projeto Espaço Paranaense da Diversidade LGBT, executado pela ONG Centro Paranaense da Cidadania - Cepac.
O projeto tem por objetivo contribuir para a mobilização e qualificação da participação da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), bem como sensibilizar profissionais da saúde do Estado do Paraná quanto às políticas públicas de saúde voltadas para o enfrentamento das doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV/aids e hepatites virais.
O projeto ocorre em duas modalidades: Seminários de sensibilização para profissionais de saúde e profissionais de outras áreas relevantes, e Cursos de Capacitação para lideranças LGBT.
O projeto foi selecionado por meio de edital público da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, tem um ano de duração e termina em maio de 2015 e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.
Seminário
O projeto prevê a realização de 6 seminários para sensibilização de profissionais de saúde no atendimento à população LGBT, com ênfase na área das DST, HIV/aids e hepatites virais. A meta é de sensibilizar 100 profissionais de saúde em diversas regiões do estado do Paraná. Desde o início do projeto, seminários já foram realizados em Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Pato Branco. Hoje o 5º seminário está sendo realizado em Curitiba e o 6º deverá ser realizado em Londrina em data ainda a definir.
Mais de 100 profissionais estão inscritos no seminário de Curitiba. A programação do Seminário de hoje se encontra mais abaixo.
 
Curso de Capacitação
 
Além dos Seminários, o projeto também oferece 4 Cursos de Capacitação. Os cursos ocorrem em 4 módulos com 35 participantes vindos de mais de 20 cidades do Paraná. O primeiro módulo foi realizado em agosto em Curitiba e teve como tema “Formação pessoal”. O segundo módulo foi realizado em Maringá e abordou o tema “Advocacy, Controle Social e Saúde Pública”, ou como incidir sobre políticas públicas para que atendam melhor algumas das necessidades específicas da população LGBT, como na área de DST, HIV/aids e hepatites virais. O terceiro módulo foi realizado  em Foz do Iguaçu e abordou o tema “Interação com a comunidade LGTB e com a sociedade em geral”. O último módulo será realizado em Curitiba nesta sexta-feira, sábado e domingo (20 a 22/03) e será um Encontro de Avaliação e Planejamento.
 
Dados epidemiológicos
O projeto vem em resposta sobretudo à situação da epidemia do HIV entre a população de gays e outros homens que fazem sexo com homens, mas que não necessariamente se identificam como gays. Visa facilitar o acesso e incentivar a utilização dos serviços públicos de saúde, estimulando o acolhimento sensibilizado por parte dos profissionais de saúde. Também objetiva a priorização de políticas públicas de saúde nessa área, em consonância com os dados epidemiológicos.
 
Segundo dados do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, desde o início do terceiro milênio o número de casos de aids notificados anualmente no âmbito nacional nas categorias de transmissão homo e bissexual tem se mantido em um patamar elevado superior a 4 mil. Ainda, entre os jovens nesta população com 15 a 24 anos, de 1998 a 2010 houve aumento de 10,1% nos casos, comparado com uma redução de 20,1% entre a população heterossexual na mesma faixa etária. Além disso, a média da prevalência do HIV nesta população foi estimada em 10,5%, comparada com 0,8% na população masculina brasileira de 15 a 49 anos como um todo, ou seja, 13 vezes maior entre a população gay.
 
Serviço:
 
5º Seminário com profissionais de saúde
19 de março de 2015
das 8.30 às 15.45 horas
Auditório do CRE Barão, Rua Barão do Rio Branco, 465, Centro, Curitiba
 
4º Curso de Capacitação com lideranças LGBT
20 a 22 de março de 2015
das 9 às 17 horas
Hotel Estação Express, Rua João Negrão, 780
Informações adicionais:
 
Toni Reis, diretor executivo do Centro Paranaense da Cidadania – CEPAC (41) 9602 8906
 
PROGRAMAÇÃO
 
V Seminário do Projeto Espaço Paranaense da Diversidade LGBT
 
Curitiba, 19 de março de 2015
 
8.30       Abertura
 
9.00       Apresentação do Projeto Espaço Paranaense da Diversidade LGBT e objetivos do Seminário
Toni Reis, Doutor em Educação, Secretário de Educação da ABGLT
9.15       Mesa e Debate: Vivências, Conceitos e Cidadania
Coordenação: Heliana Hemetério, presidente do Grupo Dignidade
- Andreia Cantelli, Mestranda em Educação
- Grazielle Tagliamento, Doutora em Psicologia e professora da Universidade Tuiuti do Paraná  
- Lucas Siqueira Dionísio, Acadêmico de Gestão Pública, Coordenador-Geral do Espaço Paranaense da Diversidade LGBT
- Rafaelly Wiest, presidente do Transgrupo Marcela Prado
               
11.30     Apresentação do Programa A Hora É Agora
- Dr. Bernardo Almeida, Projeto A Hora É Agora
 
13.30     Mesa e Debate: Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e Controle Social, no âmbito nacional, estadual (Paraná) e municipal (Curitiba)
Coordenação: Toni Reis, Doutor em Educação, Secretário de Educação da ABGLT
- Dr. Fernando da Silva Mattos, Promotor do Núcleo LGBT do Ministério Público do Paraná
- Representante do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, Ministério da Saúde
- Francisco Carlos dos Santos, Coordenador de DST, Aids e Hepatites Virais, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
- Adriane Wollmann, Departamento de Atenção Básica, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba
15.00     Apresentação do CPATT – Centro de Pesquisa e Atendimento de Travestis e Transexuais do Paraná
- Carla Amaral, Coordenadora do CPATT
16.00     Entrega do Prêmio Aliados/as  da Cidadania LGBT, na comemoração dos 23 anos do Grupo Dignidade

Local: Auditório do CRE Barão, Rua Barão do Rio Branco, 465, Centro, Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário